Simers participa de Audiência Pública sobre o projeto de construção do Hospital Escola da UFPel 
Defesa

Simers participa de Audiência Pública sobre o projeto de construção do Hospital Escola da UFPel 

Diretoras do Simers Daniela Alba (Regional Sul) e Bruna Favero participaram da Audiência Pública que discutiu o novo Hospital Escola de Pelotas (HE). O debate foi promovido pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Compartilhe

14/03/2022 17:17

As diretoras do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Daniela Alba (Regional Sul) e Bruna Favero participaram, de forma online e presencial, respectivamente, da Audiência Pública que discutiu o novo Hospital Escola de Pelotas (HE). O debate foi promovido pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RS, sob a coordenação da deputada Estadual Zilá Breitenbach, que conduziu os trabalhos junto do também deputado Zé Nunes.

 

Com um projeto que ultrapassa os mais de R$ 150 milhões, o Hospital necessita, agora, buscar pecuniariamente os caminhos que o viabilize, seja via Emendas Parlamentares e recursos do Tesouro Nacional ou de valores junto ao Ministério da Educação e da Saúde. A gestão da futura instituição seria feita pela atual administração federal, a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

 

O plano de ampliação foi apresentado pela superintende do HE, Carolina Ziebell, onde foi oficialmente explicado e esmiuçado o plano de ampliação da instituição, que é dividido em três grandes eixos físicos e estrutura que abrigará 250 leitos, além de serviços e espaços que promovam o ensino da Medicina de forma atualizada, moderna e abarcada em tecnologia de ponta.

Atualmente o hospital opera com gargalos nas áreas de cirurgia geral, com apenas 3 salas específicas, além de 6 leitos de UTI e 17 de semi-intensiva e neonatal; não há salas de aula com condições técnicas, entre outros déficits. 

 

A Instituição é referência em Oncologia e serve como área de apoio a nove cursos da UFPel. Mensalmente mais de 28 mil atendimentos são realizados no HE. No ensino da Medicina, é responsável por recepcionar 120 residentes/ano e 1100 alunos/ano. 

 

Ciente do projeto, bem como dos números que englobam o projeto de ampliação, a diretora Bruna Favero disponibizou a estrutura técnica do Simers para que o projeto receba contribuições de médicos e estudantes vinculados à Entidade médica, assim possibilitando melhorias e aperfeiçoamentos no programa de modernização já formatado. 

 

"Em outubro de 2021, nosso então vice-presidente Marcos Rovinski já havia salientado a importância de realizar essa obra, tanto pelo social, como laboral e educacional, à gestora Carolina Ziebell. Hoje, reiteramos o nosso compromisso em acreditar nesse sonho e, por meio de nosso Núcleo de Pautas Nacionais, buscar em Brasília diálogo com organismos federais e parlamentares", disse Bruna.

 

O PROJETO 

Viabilizado, o HE terá como foco tornar-se uma instituição de saúde de médio porte, projeto para atender plenamente às demandas de ensino e assistência à saude, além de contribuir com a otimização dos fluxos e processo de trabalho. 

Integrarão o novo complexo: 

250 leitos clínicos;
7 salas cirúrgicas;
1 Centro de Parto Normal;
20 leitos de UTI Adulto;
20 leitos de UTI neonatal e semi-intensiva;
10 leitos de UTI pediátrica;
3 salas de endoscopia;
Agência transfusional;
1 Laboratório de Patologia;
Banco de Leite Humano;
Centro de Reabilitação;
Centro de Ensino por Simulação;
Densitometria Óssea;
Ressonância Magnética;
Unidade de Hemodiálise;
Unidade de Isolamentos;
Farmácia Escola;
Nutrição e Dietética.

 

CRONOGRAMA 

Captação de recursos - 1° semestre de 2022;
Licitação - 2° semestre de 2022;
Início das obras - 1° semestre de 2023;
Conclusão - até 2026.

Tags: Medicina Médicos Pelotas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política